VICTIM! (RJ) “Begotten”

Música e Audiovisual na Olido
*6 de Setembro, domingo
Cine Olido
(78 minutos / censura 18 anos)
17h
$Grátis

VICTIM! retrilha Begotten ao vivo, saturando as imagens espectrais com ruidagem, criando uma atmosfera tensa e ainda mais perturbadora.

Begotten (EUA, 1991)
Filmado em 1991 por Elias Merhige, Begotten é um filme experimental de terror que lida com religião e com a história bíblica do Gênesis e da Criação. Tido como um dos mais perturbadores do gênero, não tem diálogos e foi filmado em uma espécie de preto e branco granulado e espectral, na busca de uma atmosfera sobrenatural, com cenas muitas vezes incompreensíveis, obtidas através de um longo processo técnico de re-fotografia de cada frame original – para cada minuto do filme, tomou-se 10 horas para atingir o visual desejado.

Com mutilações, perversões e planos atravessados pela dor e o sofrimento, Begotten pretende conduzir o espectador a um estado onde a comunicação verbal cede lugar ao poder das imagens.

“Em Begotten, o tempo retratado antecede a linguagem falada; a comunicação é feita em um nível sensorial”. _Elias Merhige

VICTIM! é o projeto solo de noise/power-electronics de Cadu Tenório.

A proposta sonora do VICTIM! se orienta por ligações afetivas com sons, de forma análoga à ligação que se possa ter com um lugar, que é preenchido, como nas gravações de campo que preenchem as faixas. Pessoas falam, carros passam.

Escutá-lo significa também refletir sobre o dia a dia de cada um na cidade, as conversas ouvidas, e, mais profundamente, o lugar da subjetividade nisso tudo, que se resolve nos outros elementos sonoros presentes.