Banda Sonora “Blackmail”

Música e Audiovisual na Olido
*4 de Outubro, domingo
Sala Olido (85 minutos / censura livre)
17h
$Grátis

Para a sonorização de Blackmail a Banda Sonora compôs temas que dialogam com as cenas e utiliza ao vivo recursos de foley e design de som. A música e os efeitos sonoros acompanham a curva dramática da história e o desenvolvimento dos personagens, e a sonoplastia busca acentuar alguns momentos da narrativa e, em outros, serve como elemento de distanciamento do que se segue no roteiro.

Blackmail (UK)
Em 1929 Alfred Hitchcock foi encarregado de realizar aquele que seria o primeiro filme sonoro inglês. Na época, a BPI (British International Pictures) decidiu que o filme seria parcialmente sonoro: seria um filme mudo e apenas na última bobina haveria som. Hitchcock iniciou a produção de Blackmail para que ele pudesse ter som do início ao fim. Indo de encontro ao que ele esperava, a BPI viria a preferir a sonorização de todo o filme. Por esta razão existem duas versões: uma muda e outra sonora, onde há diferenças em algumas cenas filmadas intencionalmente para a segunda versão. Esta particularidade possibilita uma relação ampliada entre o universo sonoro e a obra cinematográfica do diretor.
Sinopse: Alice (Anny Ondra) se desentende com seu namorado, o detective da Scotland Yard Frank Webber (John Longden), e sai com o artista Sr. Crewe (Cyril Ritchard), que a seduz e a convence a ir até sua casa. Lá, ele tenta violentar Alice que, para sua defesa, o mata com uma faca. O namorado, que se encarrega da investigação, percebe que foi ela quem cometeu o crime.. Um outro homem (Donald Calthrop) sabe o que aconteceu e chantageia o casal ameaçando expor a verdade.

Banda Sonora é um núcleo de criação de trilhas sonoras do estúdiofitacrepeSP, formado por Ricardo Garcia (sound designer e bateria), Leandro Archela (teclados e sintetizador), Fernando Cappi (guitarra), Rogério Martins (clarinete, clarone e sax) e Eddu Ferreira (baixo e sintetizador), músicos que pesquisam a relação entre som e imagem para a composição de trilhas sonoras para cinema e vídeo e, também, a execução ao vivo em diálogo com as imagens projetadas em formato de cinema ou multimídia.