Rossano
“Primeira Mitose”
digital, 2020

Rossano "Primeira Mitose" digital Brava Edição #16, 2020

Rossano “Primeira Mitose”
digital
Brava Edição #16, 2020

Todas as faixas compostas, produzidas, editadas e tocadas por Rossano.
Participação de Rodrigo Magalhães nos sonetos:
CIV – caixa / CXXIX – pratos / CXIII – bumbo
Capa por Rossano.

Primeira Mitose” dá continuidade ao estudo sonoro do músico Rossano (MG) denominado “Evento: Mitose”, que apresenta perspectivas do encontro dos ritmos e Mitologia Afro-Brasileiros com a literatura de William Shakespeare.

Neste evento são apresentadas releituras de 5 dos 6 sonetos do ‘Pancreas Mitose’ (2016), mais uma peça representando um aspecto do caráter do Orixá denominado Obalúwàiyé (também conhecido como Onilewá, o Senhor da Terra). Aqui observados sob outra perspectiva, estes sonetos trazem elementos como voz, pássaros e insetos sustentando a harmonia e melodia.

Os ritmos, oriundos da Umbanda e Candomblé, desempenham a mesma função original de quando em cerimônias afro-brasileiras, ou seja, conduzir e ambientar o teor das histórias contadas – aqui especificamente os sonetos de Shakespeare. Essa proposição feita pelos ritmos afro-brasileiros através do agogô e surdo sugere a forma como os sonetos são interpretados, influindo diretamente em seus aspectos percussivos, inclusive na articulação dos fonemas e divisão das palavras e frases nos sonetos.