Vinícius Patrial

Nas lidas e embates com a pintura, Vinícius Patrial encontra um modo de resistir e não submergir às adversidades e aos tsunamis da vida. Suas pinturas são expressão crítica e questionadora sobre a concepção de progresso relacionada ao juízo de conforto.

Vinícius Patrial rejeita a ideia recorrente impregnada nesta dupla quimérica: progresso/conforto, na qual as experiências evidenciam um conforto ilusório, que caminha na contra mão da existência e dilacera a vida em todos os sentidos.

Entretanto, Vinícius Patrial não se deixa abismar, em suas pinturas, dos destroços das paisagens emergem sonhos e lirismos. Esperanças de um mundo ideal. Esta perspectiva dá passagem para as collages e os objetos. Ressurge a collage nos fazeres sensíveis do artista.

O princípio collage é um acontecimento, que se dá através do encontro de realidades distintas gerando uma nova realidade. Desse encontro, fricção entre diferentes realidades, surge uma terceira realidade que carrega em si elementos das partes envolvidas num reenvio recíproco e constante. A cada olhar, novas realidades se apresentam. Momentos de iluminação promovidos pelas fagulhas poéticas do encontro.

A obra de Vinícius Patrial acontece em meio a diálogos constantes, em fluxos contínuos sua obra estabelece múltiplos caminhos onde a vida nasce renasce nasce renasce…

Maria Regina Marques
Todas as fotos das obras desta exposição por Rogério Alonso
Assessoria de Comunicação por Érico Marmiroli

Sobre o artista:

Natural de Londrina /PR, Vinicius Patrial reside em São Paulo desde 2005.

Arquiteto da área de criação e experimentos fora da caixa, artista plástico, educador e músico (Vermes do Limbo), skatista profissional, lançou uma cartilha de skate pela editora Cia das Letras (Sk8: Manual do Pequeno Skatista Cidadão), projeta pistas, é instrutor de skate e proprietário fundador da Experimental Skate Art.

Exposições:

Instalaçao “ESA” (Criação com Coletivo Experimental Skate Art e Coletivo MudaLab) / Festival Mesa Vista, 2019

Instalação Skatável / Lançamento Converse, 2019

Série de 4 Instalações Skatáveis (Criação com Coletivo Experimental Skate Art) / Red Bull Tricks’n roll, STU, 2018

Instalação Skatável Móvel “Série Remake” (Criação com Coletivo Experimental Skate Art) / Vice|Petrobras, 2017

Instalação Skatável “Pista Pallet” / Evento Internacional de Cultura e Entretenimento, FestValma – Prédio Bienal São Paulo, 2010

Instalação Skatável “Homenagem a Oscar Niemeyer” / Evento Internacional de Cultura e Entretenimento, FestValma – Prédio Bienal São Paulo, 2009

Instalação Skatável “Pimball” / Evento Internacional de Cultura e Entretenimento, FestValma – Prédio Bienal São Paulo, 2008

Série de 10 instalações para vídeo “Como Acelerar o Aquecimento Global” / MTV São Paulo, 2007

Exposição Coletiva de arte em shape de skate / Revista 100% Skate – São Paulo, 2005

Exposição Coletiva “Entre Cores e Reflexos”, 2003

XVII Mostra Afro-Brasileira Palmares / Museu de Arte de Londrina, 2002

Exposição Coletiva “Projeto Espaço Urbano” / Secretaria de Cultura de Londrina – Biblioteca Pública Londrina, 2002

Salão Banestado de Artistas Inéditos / Curitiba, 2002

Exposição Coletiva “Projeto Espaço Urbano” / Secretaria de Cultura de Londrina, 2000

Exposição Coletiva “Transfiguração da arte pensamento” / Espaço Yoshia Nakagawara, 2000