Zozio e Bernardo Pacheco / Ämarcél e Um Componente Laranja na Casa Elefante /SP

*29 de Julho, terça Ämarcél e Um Componente Laranja Zozio e Bernardo Pacheco 19h Casa Elefante

Sessão Brava com Ämarcél e Um Componente Laranja e Zozio e Bernardo Pacheco
na Toda Terça Tem da Casa Elefante


*29 de Julho, terça
19h às 23h loja / bar (loja aberta desde o meio-dia)
20h apresentações

Casa Elefante – Rua Conselheiro Brotero 379, Barra Funda /SP
(8 min. a pé da estação de metrô Marechal Deodoro)
⇢ localizar no mapa

$ 10


Zozio e Bernardo Pacheco apresentam seu EP Esposito
Zozio – bateria
Bernardo Pacheco – guitarra

‘Pra noite em que Esposito foi gravado eu montei algumas formações bem diferentes pra improvisar, uma delas juntava eu, o Zozio (da banda Kartas, com a qual eu venho colaborando frequentemente) na bateria, e a Letícia Esposito, dançarina com quem eu volta e meia improviso e sempre saio bem feliz com o resultado. (…) Eu gravo algumas dessas minhas sessões de improvisação (que quase só faço ao vivo), mas raramente só escutar o som, removido do momento, é tão envolvente quanto presenciar o desenrolar das ideias ali na hora, e esses registros costumam ficar na gaveta, tanto que faz mais de quatro anos que não lanço nada e tenho me dedicado quase exclusivamente aos shows. Desta vez escutar o que fizemos posteriormente prendeu minha atenção o suficiente pra eu propor da gente lançar a gravação do set, e felizmente a Brava se interessou em botar esse som no mundo.”_Bernardo Pacheco

fotos: Bernardo por Régiz Bezerra / Zozio frame de vídeo

Bernardo Pacheco é músico, artista sonoro e técnico de som, e tem movimentado intensamente o cenário de música experimental de São Paulo tanto se apresentando, normalmente em improvisações, quanto organizando e promovendo eventos que buscam reunir formações inéditas e muitas vezes multi-disciplinares misturando música, palavra, dança e artes visuais. Tem promovido mensalmente com o poeta Rodrigo Qohen o evento Sustos, de jogos e improvisações envolvendo texto, fala e processamento sonoro, sempre com microfone aberto.

Uma das suas principais formas de atuação musical tem sido processar ao vivo o som das pessoas com quem está tocando, criando novas camadas e materiais sonoros a partir desse material. Na guitarra, forma com a dançarina Mariana Taques o duo Espelho. Ao contrabaixo integra também formações expandidas do duo paulistano Test. Já foi guitarrista do grupo de metal instrumental Elma e baixista do Are You God?.

Bandcamp Bernardo Pacheco

Zozio vem do movimento underground do Rio de Janeiro. Desde os 13 anos toca bateria, grava em casa e organiza eventos e shows independentes. A partir dessa vivência e suas experimentações na arte visual, na trilha sonora, no som direto e na improvisação livre, Zozio cria composições que unem sonoplastias em múltiplas camadas instrumentais.

Em 2013, se mudou da capital para a Zona Rural do Rio de Janeiro, em Piraí, onde administra o INteliê junto com sua família, recebendo pessoas que queiram desenvolver trabalhos artísticos dentro de uma experiência agroecológica. Dessa forma, junto com mm, iniciou as composições poéticas-musicais do KARTAS, assim como a microempresa de alimentos orgânicos Não Só de Pão, uma parceria de 10 anos.

Bandcamp Kartas


Ämarcél e Um Componente Laranja

Improvisação solo com corpo, som e voz, Ämarcél e Um Componente Laranja é parte do processo Borboleta Laranja – ‘uma IMAGINAÇÃO, que por observação imaginária consigo desmembrar em camadas aquilo que está fora mas também está dentro. Não há nada além de mim mesma que posso desejar obter no fundo do caminho, tenho uma vida inteira para percorrê-lo até aprender a bater minhas Asas.’

foto por soso reis

Ämarcél (RJ) é o projeto solo de Marcela Mara, escritora e improvisadora contínua de corpo-som e autora no projeto de música expandida KARTAS. É um corpo que dilata e expele a voz em improviso. Corpo, palavras, camadas sonoras e impulsos oníricos para o sentimento-memória.

Bandcamp Kartas
BORBOLETA LARANJA | ÄmarcéL