Test Big Band no Centro Cultural São Paulo /SP

Test Big Band – Encontro do grindcore com a música experimental
*15 de Outubro, sábado
CCSP
@ Rua Vergueiro 1.000, Vergueiro; São Paulo /SP (saída do metrô Vergueiro)
19h
$20 | $10 (meia com apresentação de carteirinha) — ingressos à venda na bilheteria do CCSP de terça a sábado, das 13h às 21h30 / domingos, das 13h às 20h30
e no site Ingresso Rápido

por Samuel Esteves

No princípio era o disco. Espécies (2015), mais recente álbum da banda Test, com misturas e experimentações eletrônicas, percussão, sonoridades e até mesmo volumes diferentes nas músicas, algo incomum no grindcore – gênero que normalmente soa alto, barulhento e distorcido o tempo todo.
Agora o disco será refeito ao vivo. Com uma big band. A ideia é explorar os limites dessas camadas sonoras que vão de silêncio a ruídos extremos no contexto de um show, proporcionando uma experiência diferente tanto para quem aprecia, quanto para quem não necessariamente, música extrema.
A big band permite dar ênfase a certos trechos do álbum, e em alguns casos, recriá-los para este novo formato. É também a chance da banda experimentar com sonoridades impossíveis de criar até então, já que o Test é um duo.
Uma das principais características da banda, e sempre explorada também ao vivo, as dinâmicas (alternâncias entre partes baixas e altas, e lentas e rápidas, comuns no jazz) se tornam mais extremas com esse grande número de músicos envolvidos.
Os integrantes da versão estendida do Test são em sua maioria músicos conhecidos na cena underground e experimental brasileira, e todos em algum momento já participaram de apresentações ou gravações com a dupla.