Oficina: Laboratório Analógico de Som – desenvolvimento criativo e recursos lo-fi, com Thiago Miazzo

Tecnologias e Artes

Laboratório Analógico de Som

A oficina tem como objetivo demonstrar ao grupo – familiarizado ou não – com fitas cassete, métodos de composição sonora elaborados especialmente para esse formato.

Trazer ‘um novo olhar’ para as fitas cassete, bem como apresentar alternativas de uso para tal material. Tidas como obsoletas nas últimas décadas, sendo muitas vezes descartadas como lixo, essas mídias, que tiveram seu auge nos anos 80, vêm sendo novamente utilizadas e comercializadas, reabrindo as possibilidades para sua manipulação e monetização.

No decorrer dos encontros, Miazzo compartilhará algumas técnicas que desenvolveu em mais de 10 anos de trabalho e pesquisa com materiais analógicos e música experimental.

Ao final das atividades, os alunos levarão para casa o material produzido.

Área: música, faça você mesmo

Tema: música experimental, found music, tape music, paisagem sonora, estética lo-fi, home-studio, gravações caseiras, k7, cultura analógica, mixtapes, fitas de loop

Público alvo: crianças, jovens e adultos interessados na criação de sonoridades e instrumentos não convencionais por meio da composição e manipulação de material analógico, estudantes de música e história da arte, músicos e artistas iniciantes e iniciados interessados na estética sonora lo-fi. Não há limite de participantes ou qualquer outro tipo de restrição. Não é necessário nenhum conhecimento específico musical ou extra-musical para poder realizá-la.

Carga horária: 3 encontros/ 3h por dia/ total de 9h

Onde: SESC Araraquara – https://www.sescsp.org.br/programacao/158577_LABORATORIO+ANALOGICO+DE+SOM


Sobre Thiago Miazzo:

Artista sonoro com vasta experiência em tape music e composição experimental, trabalha com música desde 2005 sob um sem-número de pseudônimos, tais como Fluid Druid, Alfa Lima International, Mesbla, entre outros, passeando por vertentes como noise, vaporwave, drone, dark ambient, lo-fi e chopped & screwed.

Possui um selo digital, o TOC Label, em parceria com o músico Cadu Tenório (RJ), com quem também assina o projeto de drone/dark ambient Gruta.

Foi colaborador do relevante blog Matéria, onde assinava críticas e ensaios sobre música experimental e contemporânea, e desenvolve também trabalhos em arte visual e vídeo.

É professor de História na rede pública de ensino desde 2009, trabalhando com crianças e adolescentes.