Tomomi Kubo & Vasco Trilla

Duo de improvisação livre baseado em Barcelona

Tomomi Kubo

Compositora e improvisadora japonesa atualmente baseada em Barcelona, Tomomi explora os limites de um raro instrumento eletrônico monofônico inventado na França em 1928, por Maurice Martenot: o Ondes Martenot.

De som ondulante e frequência oscilatória, lembra o do theremin – e foi após uma conversa com seu idealizador, Leon Termen, que Maurice criou o Ondes Martenot, na intenção de produzir um instrumento com uma versatilidade eletrônica e que fosse familiar aos músicos de orquestra.

Depois de se formar na Kunitachi College of Music, Tomomi Kubo foi para a França para estudar Ondes Martenot no Conservatoire France National Boulogne-Billancourt e se formou na escola com o unânime primeiro lugar. Ela estudou o instrumento com Takashi Harada e Pascale Rousse-Lacordaire. Tem estado envolvida numa grande variedade de atividades, como composição para trilhas de filmes e séries, e colaboração com Orquestras, Música de Câmara, dançarinos contemporâneos e improvisadores do cenário musical como Camila Nebbia, Ferran Besalduch e Paul Pignon.

Vasco Trilla

Figura onipresente no cenário musical, o luso-catalão Vasco Trilla é considerado um dos mais ativos e versáteis percussionistas do meio em Barcelona, tendo tornado-se uma das mais sólidas e solicitadas vozes no circuito Europeu de improvisação livre, reconhecido por sua criatividade, cruzamento de gêneros e constante procura na expansão dos limites do seu instrumento.

Tem colaborado com inúmeros e relevantes músicos internacionais e gravou mais de 70 álbuns de improvisação livre, jazz rock, rock/metal progressivo e de música ambiente.

A amplitude da experiência de Trilla faz dele um baterista particularmente flexível, que desliza facilmente entre tocar tempos precisos, a mudanças complexas na direção, de bateria livre baseada em pulso, a experimentos quase indeterminados em ruído, levando-nos através de uma miríade de tons e emoções ao longo de uma jornada variada e tonalmente híbrida.

Em Setembro lançaram o álbum ‘Le sillage’, 1º registro de sua colaboração em duo, pela Brava Edições.