Artista sonoro, improvisador e compositor, desenvolve pesquisa e construção de esculturas e instalações sonoras, além de gravações de campo

Ajítẹnà Marco Scarassatti

foto arquivo pessoal

Artista sonoro, improvisador e compositor, desenvolve pesquisa e construção de esculturas e instalações sonoras, além de gravações de campo. Professor e pesquisador da Faculdade de Educação da UFMG e autor do livro Walter Smetak, o alquimista dos sons (Editora Perspectiva / SESC, 2008).

Em 2021 foi um dos artistas comissionados pelo Festival CULTUREESCAPES 2021 Amazonia, para criar a instalação MataBio, no Museu Tinguely, em Basel. No mesmo festival dirigiu e compôs a música para o espetáculo Noite dos Xamãs ao lado de Ibã Huni Kuin e Livio Tragtenberg.

Nasceu em Campinas /SP, e atualmente mora em Belo Horizonte /MG.

Ajítẹnà Marco Scarassatti – viola de cocho, pássaro cocho (instrumento de fabricação própria), trompa Kirk Roland (instrumento de fabricação própria), instrumentos inventados, objetos, voz, manipulações eletroacústicas

Em Maio de 2022 lançou em duo com Nelson Pinton o álbum ‘A lenda da pianista enterrada viva’, pela Brava Edições, dando início à uma parceria também com a produtora.

Em Outubro lançou novo álbum solo aqui pelo selo, ‘Habitar as coisas’, o 1ºque assina com seu nome no Ifá, Ajítẹnà.