Desenvolve trabalhos na área de cinema, publicidade, dança e teatro e pesquisa os estudos de som com ênfase em cinema, trilhas sonoras e multimídias

Nelson Pinton

Pianista, compositor graduado pela Unicamp, doutor em Multimeios pela mesma instituição.

Como compositor desenvolve trabalhos na área de cinema, publicidade, dança e teatro. Como compositor e intérprete integrou o coletivo de música improvisada Sonax, tendo registrado apresentações no SESC Instrumental Brasil, Tsonami Festival na Argentina, Universidade de Valparaíso (Chile) e Festival Mia em Portugal. Com o mesmo grupo lançou em 2008 o CD intitulado Sonax com distribuição pelo selo português de música contemporânea Creative Sources Recording.

Como pesquisador releva os estudos de som com ênfase em cinema, trilhas sonoras e multimídias, é autor da tese de doutorado A Trilogia da Morte de Gus van Sant: sons, conceitos e paisagens sonoras.

Trabalha diariamente com composição e pós produção focado em publicidade, filmes e conteúdo digital. Ministra palestras sobre Música e Tecnologia, gravação e trilhas sonoras. Desde 2000 dirige o estúdio de produção e gravação musical Vitrola Digital, Campinas /SP.

Foi vencedor do Itaú Rumos Cultural 2004 na categoria áudio-ficção. Desenvolveu intensa pesquisa em música contemporânea eletroacústica tendo se apresentado no Festival Syntèse IMEB de Musique Electroacoustique de Bourges /França. Em 2018 foi contemplado com o Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo. Em 2021 sua trajetória está presente no livro Entrevistas com Compositores Brasileiros de Música para o Audiovisual e Dramaturgia de Lucas Bonetti.

Nelson Pinton – piano, piano preparado, eletrônicos

Em Maio de 2022 lançou em duo com Marco Scarassatti o álbum ‘A lenda da pianista enterrada viva’, pela Brava Edições, dando início à uma parceria também com a produtora.