Moscavolante

projeto de música experimental que conta com baixo elétrico com efeitos e elementos eletrônicos diversos, experimentando com nuances do noise, drone, ambient e industrial
foto arquivo pessoal
Moscavolante surge da colaboração de longa data entre os artistas Rodrigo Gomes e Henrique Berrocal.
 
Henrique Berrocal é compositor, pesquisador e técnico de som, trabalhando o som na cena como modo de criar e expandir imagens. É formado como Sonoplasta pela SP Escola de Teatro e como cientista social pela Universidade Federal de São Paulo. Participou como compositor e baterista dos grupos Ihmisen Helvetti, Carcinoma e Anomia. Trabalha com pós-produção de som para cinema, gravações, e peças de teatro. Realizou a trilha sonora dos filmes de terror “O Grito do Andar de Baixo” (2025) em colaboração com Rodrigo Gomes, “Acordando a Noite (2021)”, e das peças de teatro jovem “Poéticas de Resistência” (2020) “Café” (2021), “Doa-se” (2022). Pesquisa há algum tempo a articulação entre sons elétricos e eletrônicos com timbres de diferentes materiais e seu teor discursivo. No ano de 2023 participou do espetáculo “Gaivota Disparate”, onde realizou a sonorização em tempo real, utilizando no input, sintetizador, madeira e areia, entre outros elementos. O espetáculo contou também com uma instalação intitulada “cativeiro n° 2” a segunda obra de uma série de três obras sonoplásticas de sua autoria. Atualmente integra o coletivo Artefato Fantasma como percussionista, o duo Moscavolante, e mantém o estúdio Mitra com Igor Souza.
 
Rodrigo Gomes é músico autodidata, compositor, arranjador e artista visual atuante desde 2004 em São Paulo. Também pesquisador e artista de rua, sua produção atravessa a música experimental, a cultura popular e o campo das artes visuais. Idealizador do projeto “Declínio”, voltado à circulação de bandas com pouco ou nenhum material gravado. Integrou bandas como “Revéz”, “Guast!”, “DASH”, “Pântano” e “Anomia”, nas quais atuou como guitarrista, compositor e designer de identidade visual. Participou do projeto “Habitar Escutas” (@microfonias_) com exposição no Espaço das Artes (USP) e do laboratório de música experimental da EMESP Tom Jobim, resultando na peça “Ao Exímio Engenheiro”, orientada por André Damião. Colaborou como compositor no espetáculo “Meninos Também Amam” e desenvolveu ilustrações para zines e cartazes de turnês independentes, como a “Guast! / Days of Sunday Tour 2014”. Atualmente, mantém três projetos autorais: como guitarrista/percussionista no “Artefato Fantasma”, multi-instrumentista no “R+Semog” e “Moscavolante”, além de seguir em pesquisa sobre o ruído no campo imagético e resgate da cultura popular nas ruas, onde atua de forma autônoma com o bandolim.

Em Abril de 2025 lançaram pela Brava Edições o EP “Acaba Logo”, um mergulho num passado recente, explorando texturas, gravações de campo e registros sonoros soterrados.