João Madeira e Wagner Ramos ‘Meristema’

João Madeira e Wagner Ramos ‘Meristema’ digital, 2022 brv#35

João Madeira e Wagner Ramos
‘Meristema’

digital, 2022
brv#35

João Madeira – contrabaixo
Wagner Ramos – bateria

Todas as faixas compostas por João Madeira e Wagner Ramos
Gravado em Julho de 2022 no Namouche Studios /Portugal
Mixado, masterizado e produzido por João Madeira
Conceito e design por Elements Artwork
Capa e fotos internas por Lucimara Nunes e Alexandra Lopes
Lançado em versão digital e CDs por 4DaRecord /Portugal e em versão digital pela Brava /Brasil em Outubro de 2022

Duo luso-afro-brasileiro lança álbum “Meristema”

Do encontro além-mar dos músicos em uma grande experimentação nasce o trabalho com referências dos dois países, das duas culturas, mas igualmente repleto de afinidades – poesia sonora que busca essência e raízes.

Wagner Ramos, baterista afro-brasileiro, e João Madeira, contrabaixista português, se conheceram em 2016 no Festival Granular, em Lisboa /Portugal, onde ambos se apresentaram. Desde então, Ramos e Madeira mantiveram contato e pensavam em um projeto que pudesse unir suas inquietações e pesquisas musicais.

Em julho de 2022, quando da ida de Ramos a Lisboa, se encontraram para produzir o ‘Meristema’ – um disco construído da improvisação livre e do olhar ao mesmo tempo diverso e similar dos dois músicos.

Meristema é o tecido vegetal responsável pelo crescimento da planta. É composto por células indiferenciadas que passam por muitas divisões para em algum momento se encontrarem. O nome do trabalho faz referência a esse encontro potente de Ramos e Madeira para a criação de um trabalho único e de uma profundidade que vai além das próprias raízes e referências de ambos.

João Madeira e Wagner Ramos

Do encontro além-mar dos músicos em uma grande experimentação nasce o trabalho com referências dos dois países, das duas culturas, mas igualmente repleto de afinidades – poesia sonora que busca essência e raízes

saiba +