Artista sonoro, improvisador e compositor, desenvolve pesquisa e construção de esculturas e instalações sonoras, além de gravações de campo

Ajítẹnà Marco Scarassatti

foto arquivo pessoal

Artista sonoro, improvisador e compositor, desenvolve pesquisa e construção de esculturas e instalações sonoras, além de gravações de campo. Professor e pesquisador da Faculdade de Educação da UFMG e autor do livro Walter Smetak, o alquimista dos sons (Editora Perspectiva / SESC, 2008).

Em 2021 foi um dos artistas comissionados pelo Festival CULTUREESCAPES 2021 Amazonia, para criar a instalação MataBio, no Museu Tinguely, em Basel. No mesmo festival dirigiu e compôs a música para o espetáculo Noite dos Xamãs ao lado de Ibã Huni Kuin e Livio Tragtenberg.

Nasceu em Campinas /SP, e atualmente mora em Belo Horizonte /MG.

Ajítẹnà  – viola de cocho, Ẹlẹyẹ ou Pássara-cocho (instrumento de fabricação própria), trompa Kirk Roland (instrumento de fabricação própria), instrumentos inventados, objetos, voz, manipulações eletroacústicas.

Em Maio de 2022 lançou em duo com Nelson Pinton o álbum ‘A lenda da pianista enterrada viva’, pela Brava Edições, dando início à uma parceria também com a produtora.

Em Outubro de 2023 lançou novo álbum solo aqui pelo selo, ‘Habitar as coisas’, o 1º que assina com seu nome no Ifá, Ajítẹnà.

Em Junho deste ano lançou o álbum ‘Beira’, com Inés Terra, através de nova parceria entre os selos scatterArchive (Escócia) e Brava.