Primeira Mitose Composta, por Rossano e Rodrigo na Casa Elefante /SP

*07 de Junho, sábado Rossano e Rodrigo 17h Casa Elefante

Sessão Brava com Primeira Mitose Composta, por Rossano e Rodrigo
na da Casa Elefante


*07 de Junho, sábado
17h às 21h loja / bar
19h apresentação

Casa Elefante – Rua Conselheiro Brotero 379, Barra Funda /SP
(8 min. a pé da estação de metrô Marechal Deodoro)
⇢ localizar no mapa

ingresso colaborativo (no local)
*a remuneração dos artistas e produção vem integralmente da bilheteria do evento, contribua com quanto puder, qualquer valor é bem-vindo!

Primeira Mitose Composta: Concerto para percussão e voz

Representa um dos estágios da pesquisa que promove a interlocução entre os sonetos de William Shakespeare e os ritmos e mitologia Afro Brasileiros.

Rossano – voz e percussão
Rodrigo – percussão

Pesquisa ‘Evento: Mitose’ – brava.etc.br/evento-mitose-por-rossano

Rossano ‘Primeira Mitose’ (2020, brv#16) – brava.etc.br/rossano-primeira-mitose-digital-2020


O contato de Rossano (MG) com os ritmos afro-brasileiros se deu desde seu nascimento, através do seu avô, que organizava os Congados no Quilombo de Sapé (Brumadinho /MG) e o levava anualmente à esta comunidade, até seus 12 anos. Posteriormente, em um dos terreiros de Candomblé que frequentava, Rossano foi convidado a tocar atabaque, e assim o fez por alguns anos.

Dos batuques iniciais até suas as experimentações sonoras nos anos 90, os ritmos afro-brasileiros sempre estiveram presentes nos seus projetos, e estes estudos são apresentados em maior profundidade com as ‘Mitoses’, que conta atualmente com 2 eventos já publicados: Pancreas Mitose (2016) e Primeira Mitose (2020).

Rossano – brava.etc.br/rossano

Rodrigo Magalhães é figura relevante do underground nacional, em especial da música extrema da primeira leva do metal de Belo Horizonte da década de 80 – de onde também saíram nomes como Sepultura e Sarcófagro -, tendo fundado e/ou passado por bandas como o Holocausto, Impurity, Mutilator, Bode Preto, Certo Porcos! e, atualmente, faz parte do Tormentador.

Parceiro de longa data de Rossano, com o qual participou do lendário pexbaA no final dos anos 90, grupo que tinha como proposta promover a interação entre diversas linguagens e formas musicais possíveis, de maneira aleatória, que se aproximava ao dadaísmo pelo largo uso da onomatopéia na utilização da voz e também como interseção e movimento livre dos sons, Rodrigo também participou da gravação de algumas faixas da ‘Primeira Mitose‘, álbum de Rossano lançado em 2020 pela Brava Edições.

Tormentador – tormentador.bandcamp.com

pexbaA – pexbaa.bandcamp.com


“Evento: Mitose”, por Rossano (MG)

O emprego dos ritmos Afro-Brasileiros como ambientadores da literatura de Shakespeare se deve pelo fato de possuírem um caráter baseado nos arquétipos humanos e suas características, emoções e demais aspectos psicológicos. Os “toques” percussivos nos rituais Afro-Brasileiros vão muito além de sustentar o ritmo, embora possuindo uma célula constante como base para as cantigas, alguns aspectos como dinâmica, andamento e apogiaturas sutis vão mudando de acordo com o teor e momento da cantiga. Essas alterações nos aspectos rítmicos, no estudo das Mitoses, são fundamentais para ilustrar o teor dos sonetos de Shakespeare.

Em contraposição à grande parte das doutrinas religiosas, a mitologia Afro-Brasileira é fundamentada, entre outros aspectos, nos arquétipos humanos e não numa condição imaculada, mais notoriamente representada no Cristianismo. Os Orixás, assim como os humanos, possuem um comportamento emocional baseado em sentimentos como amor, respeito e em algumas vezes, pertencimento – quando ego está acima do bem comum nas relações interpessoais, aspecto comum à grande parte da literatura mundana, incluindo os sonetos de Shakespeare. A partir deste paralelo, através da música, poesia e filosofia, é desenhada a interseção entre estas duas linguagens.