Ajítẹnà
‘Habitar as coisas’
digital, 2023
brv#46
Ajítẹnà Marco Scarassatti: Èléiyẹ (Pássaro cocho – instrumento inventado de fabricação própria), viola de cocho, voz
Todas as composições e improvisações por Ajítẹnà Marco Scarassatti
Faixas 1, 2 e 3 gravadas por Victor Moser no IG Musik /Basel
Faixa 4 gravada por Ajítẹnà Marco Scarassatti
Mixado por Ajítẹnà Marco Scarassatti
Masterizado por Nelson Pinton no Vitrola Digital Studio /SP
Foto do Èléiyẹ por Ajítẹnà Marco Scarassatti
Montagem da capa por Brava
Lançado por Brava Edições na Primavera de 2023
Habitar as coisas é o primeiro trabalho que assino com o meu nome no Ifá, Ajítẹnà. Um trabalho entre a improvisação e a composição. Como se eu pudesse habitar ambas, me tornando parte delas, na medida em que elas fossem se constituindo como tais. Assim como uma aranha habita sua teia na medida em que a faz.
Ao mesmo tempo, uma brincadeira poética com algumas das coisas que me fizeram algum sentido no momento de minha iniciação. Uma improvisação pode habitar a chuva, o sopro, a navalha, a cabaça?
Esse álbum nasceu de uma gravação que fiz durante uma estadia em Basel, na Suíça, em 2021, utilizando a Èléiyẹ, ou Pássaro cocho, um instrumento que inventei a partir da viola de cocho, e a voz. Fiquei alguns meses escutando todo o material, sem pressa, sem mesmo saber o que faria com ele, apenas experimentava compor com partes e gestos improvisacionais que se atraíam por similaridade, ou me davam um sentido de unidade. A essa gravação juntei uma outra que fiz em casa, uma improvisação vocal com uma onomatopéia presente num Ẹsẹ Ifá, do Odù Ìdin Iká. Nesse verso, a cabaça deseja atravessar o grande mar para chegar no Ayé e, mais do que a travessia, é a chegada que lhe reserva um grande aprendizado. Kákákiriká!
Ajítẹnà
Marco Scarassatti
Artista sonoro, improvisador e compositor, desenvolve pesquisa e construção de esculturas e instalações sonoras, além de gravações de campo